Pesquisa de mercado
     É melhor fazer com quem sabe
 
  Indique o site
Início       
Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um estudo feito para obter informações sobre seus clientes ou sobre o mercado em que pretende atuar, visando orientar as empresas na tomada decisão quanto às estratégias de ações voltadas para seus produtos e serviços.

Também conhecida como pesquisa de marketing, consiste na definição do problema/ objetivo da questão, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentações dos resultados. A empresa deve decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa e que instrumento usar (questionários em papel, por e-mail, via dispositivos móveis, internet, telefone, etc).

Entre os objetivos da pesquisa de mercado estão:

  • Lançamento e aperfeiçoamento de produtos e serviços
  • Expansão de área geográfica de atuação
  • Entrada em novos segmentos de mercado ou canais de distribuição
  • Posicionamento de produtos e marcas
  • Ajuste de preços
  • Maior visão sobre o mercado para a equipe de vendas
  • Escolha de um ponto de venda (PDV).
  • Definição de quais produtos e serviços podem ser comercializados
  • Identificação dos meios de comunicação e divulgação mais eficientes

O meio de aplicação dos questionários mais utilizados são os sistemas online. Exemplo disso é o uso crescente do QuestManager, software que torna mais eficiente as três principais etapas de uma pesquisa quantitativa: programação de questionários dinâmicos, distribuição e controle do retorno dos questionários por até seis veículos simultâneos e processamento e tabulação gráfica de resultados com exportação completa.

O software funciona 100% via internet e gerencia a aplicação de pesquisas profissionais pelos principais canais de distribuição dos questionários: CATI (telefone), CAPI (palm, PocketPC, SmartPhone, etc), e-mail, websites, papel e quiosque eletrônico ou tótens em eventos. Ele possibilita a programação de questionários dinâmicos com integração com banco de dados, conteúdo multimídia (animação/ áudio/ vídeo), controles de amostras, filtros, loops, ranking, com criação livre de opções de respostas e perguntas únicas, múltiplas ou abertas e tudo que os estudos mais exigentes precisam para serem completos.

O QuestManager foi desenvolvido em 2002 pela DOMUSTEC Brasil, empresa especializada em tecnologia para pesquisa de mercado. Devido a sua facilidade de operar, seus recursos tecnológicos, sua escalabilidade e confiabilidade, o QuestManager ficou rapidamente conhecido como o "Sistema Operacional" das empresas e departamentos de pesquisa e marketing.